O que é Powerhouse?


Tenho certeza que meus alunos sabem o que é, mas não sabem que sabem!
Isto porque não costumo utilizar conceitos em inglês durante as aulas - acho que acaba confundindo mais do que auxiliando. Enfim, o "powerhouse" ou casa de força, nada mais é do que aquele famoso conjunto de músculos que eu tanto insisto para vocês contraírem durante os exercícios. Lembraram?
Apesar de não usar esse termo em seus livros, Joseph Pilates sempre enfatizava a importância da contração consciente dos músculos ABDOMINAIS e dos GLÚTEOS na descrição dos seus exercícios. Para Romana Kryzanowska, discípula direta de Joseph, o centro de força seria "a área entre a parte inferior da caixa torácica e a linha dos quadris", composto pelos músculos abdominais, lombares e glúteos, os quais formam a estrutura de apoio para a coluna e pelve. Já Inelia Garcia que, por sua vez, é discípula de Kryzanowska, acrescentou a este conjunto os músculos do assoalho pélvico, diafragma e os internos da coxa.


Mas por que você deve acionar essa musculatura toda, afinal? Ora, os motivos são vários:

- "Proporciona uma respiração mais eficiente;
- Estabiliza a coluna lombar;
- Ajuda a alongar e alinhar a coluna, melhorando a postura;
- Auxilia na prevenção das incontinências urinária e fecal;
- Alivia e/ou elimina as dores e demais desconfortos na coluna, ao promover a descompressão da área afetada, o reequilíbrio, o alongamento e o fortalecimento dos músculos da região;
- Melhora o equilíbrio;
- Propicia maior estabilidade, controle, precisão e potência aos movimentos dos membros superiores e inferiores;
- Organiza e protege as principais articulações, como ombros, cinturas escapular e pélvica; e
- Ajuda a definir a musculatura do abdome." (The Pilates Studio Brasil).





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